O que é autoridade de domínio e qual sua importância?

Quem busca no universo de informações sobre como colocar seu site nas primeiras páginas dos sites de busca, em meio a muitas dicas e orientações, encontrará coisas como: “… é preciso trabalhar para melhorar a autoridade do domínio...”, “… essa dica favorece a autoridade do domínio...”, “… com isso, a autoridade do seu domínio cresce e seu posicionamento, também”.

Mas afinal, o que é essa tal autoridade de domínio? Por que ela é importante? Como melhorá-la?

Se você quer respostas claras, completas e honestas para tais perguntas, esse conteúdo é para você!

O que é autoridade de domínio?

Objetivamente, autoridade de domínio, frequentemente também chamada de Domain Authority (ou apenas DA), é uma métrica criada pela Moz.com, a qual se baseia em uma classificação numérica que varia entre 1 e 100 pontos e que visa classificar um domínio quanto à sua relevância ou autoridade perante sites de busca, particularmente o Google.

Ok, definições como essa, você encontra aos montes e se você não é um especialista no assunto e está apenas dando os primeiros passos na área, possivelmente não só não está totalmente esclarecido sobre a questão, como deve ter outras dúvidas a respeito.

Aliás, é improvável que alguém com conhecimento suficiente a respeito, pesquise sobre e, portanto, se você chegou até aqui, certamente precisa de explicações menos formais e técnicas.

Sendo assim, vamos usar coisas que qualquer pessoa está acostumada e que não dependem do funcionamento da Internet, para compreender melhor o assunto.

O que quer dizer alguém, quando afirma que: “O Sérgio Sacani é uma legítima autoridade em Geofísica”?

Pressupõe-se que essa pessoa – o Sérgio Sacani – sabe tudo ou muito sobre Geofísica e que o seu conhecimento é comprovado e comprovável.

Pode também significar que ele é reconhecido por seus pares, geralmente também com boa reputação e reconhecimento equivalente perante um bom número de pessoas.

Aliás, entre os diferentes significados de autoridade nos dicionários, o Michaelis define autoridade como: “Pessoa de reconhecido mérito ou saber em algum ramo de atividade, o que lhe granjeia respeito e credibilidade; dignidade, respeito”.

A autoridade do Sérgio, é consequência também do tempo que ele atua profissionalmente e do conjunto de trabalhos que envolvem o conhecimento que ele acumulou durante o processo da sua formação.

Quando transportamos essa comparação para a autoridade de domínio, temos total equivalência.

No caso, um domínio (ex: hostmidia.com.br) é o que identifica e distingue o que está sob ele, que pode ser um site institucional, um conjunto de contas de e-mail profissional, quem sabe um blog, ou qualquer outro recurso na Internet e que para efeitos de comparação, corresponde ao nome Sérgio Sacani Sancevero.

Esse domínio, tem um tempo de existência desde que foi registrado, bem como cada um dos recursos acima mencionados e de forma análoga, equivalem à idade do Sérgio e aos anos que ele atua em Geofísica.

Os diferentes conteúdos acessíveis por meio do domínio, bem como a quantidade e relevância que eles têm para as pessoas que os consomem, correspondem aos conhecimentos que o Sérgio tem e compartilha nas suas palestras, nos trabalhos acadêmicos que já realizou e nos vídeos que ele produz para o YouTube e que contribuem para ser reconhecido como autoridade no assunto.

Por fim, quanto mais links existem de outros domínios apontando para um domínio, maior a certeza em reconhecê-lo como digno de crédito e de respeito. Exatamente da mesma forma que cada pessoa da comunidade científica que avaliza as contribuições do “Serjão dos Foguetes”, como também é conhecido e dos milhões de usuários que consomem seus conteúdos.

Portanto, podemos assumir resumidamente e de modo análogo, que a autoridade de um domínio é diretamente proporcional a:

  • O tempo que o domínio existe (antiguidade);

  • A quantidade e qualidade do conteúdo sob o domínio;

  • Número de links que fazem referência ao domínio, bem como a autoridade dos domínios que fazem as referências.

Embora esses sejam os fatores que mais pesam na determinação da autoridade de um domínio, há também outros que têm interferência e que logo mais ficará claro, quais são.

Por que autoridade de domínio é importante?

A métrica autoridade de domínio, é baseada em aspectos que são essenciais e comuns aos principais sites de busca no trabalho de classificar a ordem que os resultados são exibidos para diferentes pesquisas, nas chamadas SERPs.

Nesse ponto e particularmente pelo que consta na definição que demos sobre autoridade de domínio, os mais atentos devem perguntar: “se domain authority é uma métrica ‘independente’, porque ela é usada pelos sites de busca?”.

Ela não é usada por nenhum site de busca e tampouco o Google jamais confirmou que a utiliza, até porque o gigante das buscas tem um sofisticado sistema, cujo algoritmo está em permanente evolução e que considera centenas – estima-se que sejam cerca de 200 – de fatores de ranqueamento. Portanto, é bastante mais abrangente.

Entretanto, há muito tempo que o próprio Google já usava uma métrica com conceito similar, o PageRank.

A verdade é que além da métrica da Moz, há outras que se baseiam em aspectos semelhantes, às vezes com outros nomes, mas todas visando a mesma coisa.

Mas por que então devo me preocupar com a autoridade do domínio?

Porque seja o Google, seja o Bing, seja qualquer outro site de busca, todos têm objetivos semelhantes na avaliação de domínios e seus conteúdos, para a partir dessa avaliação, definir o quão boa é a chance desses conteúdos satisfazerem as necessidades e desejos dos internautas.

A nota (1-100) conferida pela autoridade de domínio, tenta reproduzir tão próximo quanto possível, como o Google enxerga um domínio. Quanto mais próximo ele se aproxima do máximo (100), mais autoridade ele tem para tratar do assunto com o qual se relaciona uma dada pesquisa.

Quem tem mais autoridade, eu – o Google – priorizo na página de resultados da pesquisa.

Visto de outra forma, a classificação obtida é um indicativo do quão próximo – ou distante – o domínio está em conseguir eficácia com o seu conjunto de ações de SEO.

Sendo assim, ainda que nem o Google, nem outros sites de busca usem o DA (Domain Authority), ele funciona como um indicador de como está a reputação do domínio comparativamente aos demais que têm conteúdo similar.

Como melhorar a autoridade de domínio?

O primeiro passo para melhorar a autoridade do seu domínio, é conhecê-la. Para tanto, o caminho mais simples é instalar a extensão MozBar e que nada mais é do que um AddOn / extensão de navegador.

O que essa extensão faz basicamente, é exibir a DA (Domain Authority ou Autoridade de Domínio) diretamente nas páginas de resultados para as buscas orgânicas. Assim, além dos resultados do seu site que eventualmente aparecerem, você pode conhecer dos sites que concorrem para as mesmas palavras-chave.

O objetivo a partir daí, é observar como se dá a evolução ao longo do tempo comparativamente aos demais domínios. Sim, porque atingir 100 é teoricamente o ideal, mas é impraticável. Seu domínio só precisa classificar melhor que seus “concorrentes”, o que não deve ser confundido com ser pouco ou ser fácil.

A disputa por aparecer na primeira página do Google, é longa e concorrida.

O segundo ponto a se ter em mente, é que os resultados estão intimamente relacionados com o conjunto de ações de SEO e sendo assim, os resultados não acontecem do dia para a noite.

Inclusive quando lembramos de um dos fatores envolvidos, que é a antiguidade do domínio, isso fica mais evidente.

Lembre-se da nossa analogia, ou seja, o “Serjão dos Foguetes” precisou de tempo para que sua autoridade fosse percebida. Como tempo também foi necessário para que ele produzisse tudo que gerou o reconhecimento que tem hoje.

Com um domínio, não é diferente.

Conteúdo amplo, conteúdo original, que atrai visitantes e produz engajamento, que responde as perguntas das pessoas, enfim, que cumpre vários papéis, não é feito em dias, nem tampouco em semanas.

Ao observarmos os primeiros nomes da primeira página do Google, invariavelmente são de domínios que estão trabalhando há bastante tempo para estarem lá.

Quando você pesquisa em nosso blog pela palavra “conteúdo”, você encontra uma lista extensa de abordagens que devem ser consideradas para trabalhar nesse sentido.

Mas vai além. Lembra-se do terceiro fundamento da autoridade (referências / links)?

Pois saiba que isso não se consegue somente como resultado de construir muitas parcerias. Muitos sites e, sobretudo, os bons sites ou que tem boa autoridade e que são os que mais importam, só se interessarão em referenciar / ter links para o seu, se o seu conteúdo for bom no sentido mais amplo possível.

Logo, a eficiência do trabalho de SEO Off Page e consequentemente de link building está intimamente relacionada ao que você faz com seu conteúdo.

Conclusão

Entender o que é autoridade de domínio e tudo o que envolve, é essencial para identificar o nível de eficiência do conjunto de ações de SEO.

 
 

 

 

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