Como criar um site? Passo a passo, rápido e fácil!

O que eu preciso para criar um site? O que eu tenho que saber? Do que eu vou precisar? Quais os primeiros passos?

Essas são algumas das perguntas que todo mundo que ainda não tem um site, mas convenceu-se de que precisa ter, faz…

Normalmente é na própria Internet – ou às vezes junto a algum conhecido que já passou por isso – que as pessoas buscam esclarecimento para tais dúvidas.

Se é o seu caso, esse artigo se propõe a ser seu guia definitivo para essa missão, que parece complicada, mas na verdade é bem simples!

Considerações iniciais importantes

Antes de “colocarmos as mãos na massa”, é preciso fazer algumas considerações de modo a aproveitar seu tempo e os resultados que você pode obter.

É preciso partir da premissa que você quer criar um site para ter resultados concretos.

Apenas criar um site qualquer, é de fato muito simples, até mesmo para aqueles que não sabem nada a respeito.

Mas como tudo na vida, o retorno costuma estar associado ao quanto você investe de trabalho, tempo, dedicação e até outros tipos de investimento, incluindo o monetário.

Bons sites – e não quaisquer sites – exigem mais investimento em vários aspectos.

Um site qualquer, é melhor do que site nenhum, mas lhe dá retornos difíceis de identificar e/ou quantificar, como o ganho institucional, de imagem (reputação digital), de marca, que por exemplo, uma conta de e-mail profissional é capaz de agregar.

Por essa razão principalmente, partiremos do princípio que sua intenção é criar um site que produza resultados. Ou pelo menos plantar a semente que no futuro pode lhe render muitos e bons frutos.

A outra consideração fundamental, é que os resultados – quaisquer que sejam – vêm com o tempo e o trabalho que você dedica ao site. Sendo bastante sinceros, não espere publicar o site e rapidamente seu faturamento aumentar no dia seguinte.

Na prática isso – retorno imediato – só acontece com pesados investimentos.

O que eu preciso saber para criar um site?

Vamos partir do pressuposto que você não terá a sua disposição um web designer ou mesmo uma agência de criação. Tanto em um, como no outro caso, essa prestação de serviços lhe poupa trabalho e conhecimentos, mas especialmente nos pequenos negócios, não se dispõe da verba necessária para tal investimento.

Para criar um site do zero, há dois pré-requisitos fundamentais: tempo e disposição em aprender.

Tempo, porque você terá que fazer tudo sozinho ou eventualmente pode contar com alguma ajuda interna, mas quem o fará também precisará investir seu tempo.

Disposição para aprender, porque nem todo conhecimento necessário, todos já têm. E também será necessário tempo para tal aprendizado.

A grande vantagem, é que na Internet é possível encontrar tutoriais para tudo, incluindo sobre muitos ou a maioria dos temas que é recomendável conhecer para desenvolver e manter um site.

Por fim, você não precisa ser um expert ou mesmo um bom conhecedor de tudo. Em alguns casos, o básico será suficiente.

Vamos lá ao que você precisará conhecer, ao menos um pouco...

Edição de imagens

As imagens do site são elementos fundamentais tanto para a criação da identidade visual, como também para a comunicação.

Mesmo quando se recorre a bancos de imagens gratuitas ou pagas, eventualmente é preciso fazer um ajuste de resolução, de tamanho da imagem, um recorte, ou salvar em um formato usado no site.

Não é preciso que você seja um exímio conhecedor do assunto e tampouco pague a licença de um editor de imagens.

Para tarefas mais simples, como por exemplo, recortar parte de uma imagem, o próprio Paint 3D do Windows dá conta do recado. Nos casos em que se necessitar recursos adicionais, há uma série de editores gratuitos e online.

As ferramentas de edição, não são muito mais difíceis de utilizar do que muitas que usamos no smartphone para posterior publicação no Instagram ou qualquer outra rede social. Elas apenas oferecem mais opções de edição.

Criação de textos

Há muitos formatos de conteúdo, mas o texto ainda é a base de muitos tipos de site.

Criar conteúdo, não é difícil. Bom conteúdo, requer um pouco mais de trabalho.

Por isso, é recomendável você ler por exemplo, sobre Marketing de Conteúdo para micro e pequenas empresas.

Outro assunto essencial, é SEO.

Também é indicado conhecer técnicas para criar esse conteúdo, como brainstorming, copywriting, storytelling, os cuidados no uso de terminologia, uso de palavras-chave, como escolher títulos dos conteúdos e tamanho do conteúdo.

Para começar, já é suficiente. Aos poucos, conforme você se sente confortável com esses conceitos, você pode ir se aprofundando em outros temas também relevantes, como por exemplo, texto âncora, ou abordagem e enfoque, entre outros assuntos que vão ajudar a refinar o conteúdo.

Gerenciamento do site

O gerenciamento do site – já a partir da sua criação – requer alguns conhecimentos simples, mas cruciais.

Registro de domínio, uso de CMSs, como por exemplo, o WordPress, Google Analytics, importância do certificado SSL, como fazer backup, são algumas das rotinas normais no gerenciamento de um site.

A boa notícia aqui, é que dependendo da empresa de hospedagem que você escolher, o suporte técnico pode ser um grande aliado em vários aspectos e lhe poupar muito tempo e trabalho, ao dar orientações para procedimentos, fornecer tutoriais, ou indicar o uso de ferramentas que facilitam as coisas.

Por onde eu começo a criar um site?

Três são os primeiros passos: escolher um domínio nacional ou internacional, registrar o domínio e contratar um provedor de hospedagem de site, não necessariamente nessa ordem.

Inclusive, a depender da escolha da empresa de hospedagem, os outros dois passos podem ser facilitados conforme o serviço que prestam e da qualidade do atendimento aos seus clientes.

Isso porque você pode receber orientações úteis que vão lhe ajudar a definir o que fazer, como o melhor plano de hospedagem, que ferramentas você terá e até gratuidade do primeiro ano de registro de domínio dependendo da periodicidade de pagamento escolhida.

Além disso, o suporte telefônico e atendimento via chat, são formas de suporte essenciais para quem está começando, mas que nem toda empresa oferece, incluindo algumas populares.

Fique muito atento a isso, ao contratar um hosting (empresa de hospedagem)!

Definição do tipo de site

Escolher o tipo de site que irá ser feito, é o próximo passo.

Por que?

Porque essa escolha está intimamente relacionada com a escolha do CMS ou da plataforma de desenvolvimento.

Os CMSs (Content Management System) são plataformas de criação e gerenciamento de conteúdo e cuja estrutura baseia-se no tipo de site a qual destinam-se produzir.

Assim, há CMSs especializados em e-commerce, fóruns de discussão, blogs, entre outras possibilidades.

É certo que para vários tipos, o WordPress presta-se muito bem, pois por meio dos muitos plugins existentes, é possível produzir uma variedade de tipos de sites. No entanto, há casos específicos em que usar um CMS especializado, é mais adequado, como um site voltado ao EAD (Ensino A Distância).

Construtor de Site ou CMS?

Essa é uma pergunta frequente.

Compreende-se a relevância e o interesse da pergunta, afinal a Internet é bastante dinâmica e versátil. Interesses, necessidades, tendências surgem, vêm e vão a todo momento.

Na categoria “construtor de sites”, há basicamente dois grupos. Os típicos construtores de sites e as plataformas online de criação e edição. O primeiro grupo normalmente aparece como uma opção das tradicionais empresas de hospedagem, mas que também permitem que se use senão todas, as mais populares opções de CMSs.

Já as plataformas online de criação e edição de sites, baseiam seu serviço apenas nisso. Caso se queira usar um Joomla, Magento ou Moodle (exemplos de CMSs populares), não se pode.

Vamos a cada uma das opções.

Plataforma Online de Criação e Edição de Site

Há várias empresas de hospedagem que baseiam seus planos em plataformas online de criação e edição de sites. Algumas são bem conhecidas e destacam-se pela praticidade, facilidade e velocidade com que possibilitam criar e manter um site.

Há até opções gratuitas para criação de sites bem básicos.

Essa é uma vantagem inegável.

No entanto, o que se deve considerar, é o futuro:

  • Você pretende criar um site e não evolui-lo? Ou seja, transformá-lo em outro tipo de site. Ou ainda criar outros tipos, mantendo o atual, como incluir um blog, uma loja virtual? Essas plataformas são razoavelmente limitantes quanto a isso;

  • Todas as empresas mais populares desse tipo de solução, usam plataformas próprias, o que significa que se houver necessidade ou desejo de mudar para outro hosting, deve-se abrir mão do que foi feito e começar outro site a partir do zero na nova hospedagem;

  • Incluir novos recursos, maior personalização e mesmo total liberdade para incluir tecnologias que a empresa não contempla na sua plataforma, não é possível. A sua criatividade e mesmo o atendimento a eventuais demandas do mercado, são limitadas pelo que a plataforma oferece;

  • As opções gratuitas – e até algumas pagas – da maioria, não oferecem nenhuma forma de suporte interativo, como chat, telefone, ou mesmo e-mail. Qualquer necessidade de ajuda, é por meio de tutoriais. Algumas o suporte é restrito ao idioma inglês. Em algumas, há e-mail ou helpdesk, mas os atendentes não são nativos do idioma e podem ocorrer dificuldades na comunicação.

Portanto, se você não está disposto a investir tempo e aprender algumas coisas, utilizar uma plataforma de desenvolvimento, é uma opção. Mas esteja ciente que especialmente nesse caso, os resultados serão consideravelmente limitados comparativamente aos CMSs.

Construtores de Sites

Já no caso dos construtores de sites, há alguns que estão vinculados a painéis de controle como o cPanel e, portanto, podem ser encontrados em diferentes empresas de hospedagem. Mas também não oferecem o poder de personalização que um CMS.

Porém como fazem parte de planos de hospedagem mais simples, o simples upgrade para um plano superior permite ter acesso a uma gama de possibilidades quase que ilimitada, sem ter que buscar outra empresa de hospedagem.

Da mesma forma que as plataformas, produzir um site requer o mínimo de investimento em aprendizado e tempo de criação.

A principal vantagem em relação aos planos gratuitos das plataformas online, é que se tem domínio personalizado e consequentemente contas de e-mail profissionais.

Graças a esse aspecto, é possível trabalhar o processo de formação da marca na Internet e melhor posicionamento nas buscas orgânicas, desde que se faça um trabalho de SEO naturalmente. O que em outras palavras, significa visibilidade!

CMS (Content Management System)

CMSs como o WordPress, permitem quase que tudo o que se imaginar apenas instalando um plugin, sem que se tenha conhecimento específico e eventualmente apenas exigindo o upgrade para um plano de hospedagem compatível com uma maior demanda por recursos.

Talvez o maior mérito do WordPress, seja o fato de que praticamente toda empresa de hospedagem tem estrutura adequada a hospedar sites baseados nele, o que significa liberdade de ir e vir para a empresa em for melhor atendido.

Variedade de temas e plugins, muita informação em fóruns e sites especializados, são algumas das razões do sucesso dessa ferramenta. Os já citados tempo e disposição em aprender, explicam porque há tantos sites de sucesso baseados no WP.

E até se por qualquer razão não quiser usar o WP, há uma série de ótimas alternativas de CMS ao WordPress.

Produção do Conteúdo

Parabéns! Ter chegado até exigiu bastante trabalho.

Agora vem a reta final, mas decisiva no processo de criação do site.

Produzir conteúdo vai demandar boa parte da disposição em aprender, anteriormente citada.

Bom conteúdo, é fundamental para posicionar bem nas SERPs (Search Engine Results Page) e que são as páginas de resultados do Google e outras ferramentas de busca.

O trabalho necessário para aparecer, apoia-se em Marketing de Conteúdo, SEO, SEM e outros conceitos e que você pode ir aprendendo aos poucos e ajustando seu conteúdo a cada atualização que fizer no site.

Ou mesmo quando criar outros tipos de site.

Afinal, hoje é comum que empresas – mesmo as pequenas – tenham mais de um tipo. O site institucional tradicional, ainda tem espaço, mas o e-commerce, o blog, as redes sociais, entre muitas opções, aparecem como alternativas para as empresas ampliarem sua visibilidade e presença digital.

Conclusão

Criar um site pode ser mais simples do que parece, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento a respeito. Se tudo o que você tem é algum tempo e vontade em aprender, você tem o indispensável para começar a marcar presença na Internet!

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