Saiba como escolher um tema WordPress para o seu site
Das várias escolhas que temos que fazer em relação a um site, há uma que envolve uma série de aspectos, sendo que alguns deles talvez você nem saiba que precisam ser considerados. Estamos falando dos temas WordPress.
Se você é daqueles que basicamente faz essa escolha se baseando no quão bonito é o tema, ou talvez, se ele está alinhado com a identidade visual da sua marca, então você precisa rever seus critérios de escolha.
E nada melhor para uma compreensão mais ampla da importância da escolha adequada do tema, do que começar falando sobre o que ele é...
O que é um tema?
O tema no WordPress – ou em qualquer outro CMS – é a porção de código que é responsável por definir a estrutura visual básica ou como alguns dos principais elementos estéticos (layout, fontes, cores, ícones, etc) do site se parecem ou são exibidos para o visitante.
Assim, a depender da escolha do tema, o conteúdo do site e os seus recursos não são alterados, mas forma como eles são apresentados na tela, pode variar radicalmente.
Um tema é tão relevante, que é impossível visualizar ou navegar em um site WordPress sem que um tema seja atribuído a ele. Inclusive quando você instala o WP, normalmente ele já vem com três temas instalados e um deles ativo por padrão.
A depender do propósito do tema, determinados aspectos terão mais ênfase que outros, como por exemplo, os temas especialmente concebidos para blogs, que valorizam os textos, ao passo que aqueles destinados aos e-commerces, destacam fotos dos produtos e algumas das suas características.
Qual a diferença entre temas e templates (modelos)?
É comum que as pessoas confundam temas e templates – ou modelos – e até utilizem os termos como sinônimos, mas não são.
Embora haja uma sutil diferença, ela existe e é importante.
Temas são mais abrangentes e se referem aos componentes que impactam visualmente como tudo se parece. Já no caso de um template, apesar de também conter informações de configuração visual, ele é um refinamento do tema.
Assim, imaginemos um tema voltado a alimentação. Há muitos e geralmente eles contemplam sites direcionados ao negócio de comida, podendo conter opção para exibir um cardápio, bem como fotos dos pratos.
Mas sob o mesmo tema, podem existir vários templates, que são variações mais específicas, como um visual mais adequado a uma hamburgueria, outro direcionado a uma pizzaria, um terceiro para um buffet ou quem sabe, um quarto template para uma churrascaria, a depender do modelo e das características do negócio e que o template precisa refletir visualmente.
Também pode haver – e normalmente há – diferentes templates sob um mesmo tema e que se caracterizam por uma apresentação mais elegante, outros com uma aparência mais informal e descontraída e ainda aqueles que são mais equilibrados ou um meio termo entre os primeiros e os segundos.
Em outras palavras, o tema geralmente remete a um assunto geral e os templates, a uma condição mais específica dentre desse assunto.
Qual a importância da escolha de um tema WordPress?
Para quem está acostumado a escolher um tema apenas com base nas questões estéticas, a importância da escolha se resume a identidade visual com a marca, com o conceito do site e o quão bonito ele parecerá no resultado final.
Mas pelo que mencionamos, se você pertence a esse grupo, já deve suspeitar que há mais razões. E há…
Além do que a maioria avalia, a escolha de um tema para o WordPress, também é importante pelas seguintes razões:
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Segurança – muitos temas não se restringem ao CSS e também têm programação e bancos de dados e, portanto, afeta também a segurança da aplicação se boas práticas de programação não forem adotadas;
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Desempenho – temas podem significar muitas linhas de código adicionais, o que afeta em alguma medida o desempenho do site;
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Manutenção – a complexidade ou a simplicidade, ou se preferir, o quão fácil são as ações administrativas, influenciam diretamente na manutenção do site;
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Personalização – todo tema oferece algum grau de personalização, permitindo – ou não – tornar o site mais alinhado com o conceito imaginado para ele;
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SEO – um tema bem planejado também considera aspectos de SEO e, portanto, os que consideram esse fator na lista das suas características, recebem pontos extras;
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Mobile – a importância de uma versão mobile do site atualmente, que é função de um tema, aumenta sua relevância;
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Integração – a facilidade de integração com os mais variados plugins para WordPress, é essencial para a administração do site, bem como implantação dos recursos por meio dos plugins;
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Gratuito ou pago – há uma variedade de temas gratuitos bastante bons, mas algumas vezes é necessário recorrer a um tema pago;
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Recursos – apesar de não ser seu papel, alguns temas para além do aspecto estético, também implementam recursos e funcionalidades os quais acabam dispensando a instalação de plugins, como a sidebar, por exemplo;
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Funcionalidade – design e layout também interferem na funcionalidade, no quão fácil ou difícil é localizar o que é preciso e até na navegação.
O que considerar ao escolher um tema para o WordPress?
Uma vez que esteja evidente que a importância da escolha de um tema vai bem além de aspectos visuais, chegou o momento de tratarmos dos aspectos que precisam ser observados na escolha de um tema.
A ordem em que os fatores aparecem, não reflete necessariamente uma hierarquia de importância.
Todos são em algum nível importantes e as características do site e o que se pretende com ele, que devem ser considerados para definir o peso que cada um tem.
Por exemplo, no caso de um blog tradicional, as possibilidades de diagramação de texto são mais relevantes do que para um portfólio online.
1. Aparência
Ainda que exista uma lista razoavelmente extensa de aspectos importantes, não há como começar por outro fator que não seja a aparência ou a “cara” que o seu site deve ter.
“A primeira impressão é a que fica” ou “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”, são frases bem conhecidas e que para algumas situações, são verdades quase inquestionáveis.
Começa pelas paletas de cores, as quais naturalmente precisam estar de acordo com sua marca, com o logo e com os conceitos que você quer transmitir.
No entanto, passa também pelo propósito do site. Blogs precisam parecer um blog, os quais são bem diferentes de um e-commerce ou de um site institucional, o que faz com que se restrinja a gama de escolhas.
Mas não se esqueça de um detalhe importante: a qual público-alvo / persona se destina o site?
Diferentes gerações são impactadas de diferentes modos pelo que veem. Os mais jovens tendem a ser mais visuais e, portanto, a escolha adequada é ainda mais vital.
2. Mantenedor
Quem é o mantenedor do tema?
Essa deve ser uma preocupação essencial, pois dela dependem duas questões:
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Suporte – eventualmente será preciso recorrer a suporte, desde a instalação, até situações quotidianas de uso;
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Atualizações – uma boa estrutura por trás do tema, significa que devem haver atualizações que incluam melhorias, novos recursos e até correções de eventuais falhas / vulnerabilidades.
Isso é verificável por meio de pesquisas em fóruns, o número de downloads, o tempo de existência do tema, a quantidade de atualizações, que dá alguma segurança de que amanhã ou semana que vem, o tema não será extinto e seu suporte encerrado.
3. Recursos
Conforme mencionamos, alguns temas incluem recursos para além da parte estética.
Um exemplo comum, são os que funcionam como editor WYSIWYG (sigla de “What You See Is What You Get”, ou “O que você vê, é o que você tem”, em português) e tornando-o um verdadeiro construtor de sites, criando as páginas por meio da opção de arrastar e soltar.
Na parte de recursos, também deve ser considerado o nível de personalização que o tema permite e que significa entre outras coisas, poder ajustar visualmente o site de acordo com seu desejo e necessidade.
4. Facilidade de uso
Embora não seja regra absoluta, é razoavelmente comum que os temas mais flexíveis em termos de personalização, com maior de oferta de recursos e opções outras, também sejam mais difíceis de usar.
Lembre-se que você não tem familiaridade com ferramentas de administração de sites, há o risco de se complicar no uso dos recursos oferecidos, na inclusão de novos conteúdos e pode até não conseguir usufruir de tudo o que ele pode entregar, simplesmente por não saber como fazer.
Uma curva acentuada de aprendizado, ou ter que dedicar muito tempo na administração ou até terceirizar a administração por esse motivo, são questões que precisam ser consideradas na escolha. Nesse tipo de situação, fica mais uma vez evidente a importância de haver suporte.
Por fim, mas não menos importante, apesar de muitos temas serem traduzidos para diversos idiomas, nem todos são e estão disponíveis apenas em poucos idiomas, ou apenas em inglês. Se você não domina o idioma, fique atento a esse fator.
5. Desempenho
Da mesma forma que o anterior, esse é um fator que normalmente é influenciado por temas muito robustos ou que prometem uma lista grande de recursos.
Saiba que desempenho do site é um fator decisivo no ranqueamento, além do fato de que os usuários rapidamente voltam para as páginas de resultados da busca – as SERPs – quando um site é lento.
Quando for o caso, certifique-se de ser possível desativar itens desnecessários para evitar a lentidão.
É possível verificar o desempenho, bem como os aspectos que eventualmente estão acarretando lentidão ou consumindo demasiados recursos, em ferramentas como PageSpeed Insights, GTmetrix e Pingdom Tools.
6. SEO
A otimização para mecanismos de busca, também conhecido como SEO, é outro ponto a ser observado.
Apesar de boa parte dos temas afirmar que tem essa preocupação, os chamados “SEO Friendly”, nem todos são de fato. A não ser que você tenha conhecimento técnico, talvez não saiba como verificar se é verdade ou apenas “discurso para vender”.
Os temas com foco em SEO, geralmente produzem páginas menores em tamanho (poucos Kbytes), design responsivo e boa estruturação do HTML gerado.
Procure pistas como cabeçalhos mal aninhados, uso extensivo de tags de títulos (h1, h2, h3), menus de navegação confusos e código HTML redundante, que provavelmente é indício de que a questão de SEO não é levada em conta.
7. Responsividade vs Mobile
Já não é de hoje que a maior parte dos acessos aos sites são feitos por dispositivos móveis, o que torna a questão ainda mais crucial esse fator.
Embora seja difícil de encontrar um tema que não gere um site responsivo, o mesmo não se pode dizer dos que geram uma versão mobile.
A depender do caso, alguns sites que são apenas responsivos, não funcionam ou não são tão bem visualizados quando acessados por um smartphone, sendo necessário uma versão mobile.
8. Pago ou gratuito?
Há uma imensa variedade de temas gratuitos, alguns bastante bons e que podem atender perfeitamente bem muitos sites e o próprio site do WordPress tem uma lista razoável deles.
Porém, a depender da situação, um tema gratuito pode não atender suas necessidades, quando ele não oferece muita personalização, ou até oferece, mas não é de fácil utilização, ou talvez não ofereça nenhum suporte. Ou quem sabe, é bonito, é personalizável, é fácil de mexer, mas deixa o site muito lento.
Algumas vezes, tudo o que você precisa de um tema, só está disponível em um tema pago.
Há também outro fator importantíssimo, a “exclusividade”. Temas gratuitos são os mais usados, o que torna muitos sites parecidos uns com os outros e que tende a ser menos provável, optando por temas pagos.
9. Usabilidade
A usabilidade ou user experience (UX Design) não pode ficar de fora da sua análise em hipótese alguma.
Embora não seja possível testá-la por completo antes de instalar e ativar o tema ou adquirir a solução, no caso de um pago, se possível, faça testes em sites em que ele está sendo utilizado.
Ao pesquisar os temas, alguns informam sites que os usam. Ao acessá-los, teste absolutamente tudo o que for possível. Essa é uma boa maneira de saber o que funciona e o que não.
No entanto, não se atenha somente a um único website, mas verifique vários.
E o motivo disso? A resposta é: porque os erros e problemas podem ser um descuido dos responsáveis pela sua manutenção, e não propriamente do tema em si.
10. Segurança
Aspecto de extrema importância e que merece todo o destaque, a segurança também deve ser avaliada ao escolher um tema.
Esse mercado – de oferta de temas WordPress – é bastante concorrido e muito disputado, afinal, são milhões de websites em todo o mundo!
Isso faz com que alguns desenvolvedores não utilizem as soluções mais seguras e adequadas para a criação dos templates, seja para ganhar no menor preço, seja para oferecer maior quantidade de temas, o que pode pôr o seu site em risco.
Apesar de não ser simples determinar se o desenvolvimento seguiu as melhores práticas, é recomendável adquirir um tema de fontes confiáveis, conhecidas no mercado e que prezam pela segurança, como:
Conclusão
Se você escolhe um tema WordPress considerando apenas as questões estéticas, saiba que há uma lista de vários outros aspectos a serem considerados.